Problema + Difícil 11-4 Fonte:
Adaptado Questão 2 - Prova
de Circuitos Elétricos - Engenharia da Computação - UFRGS - 2016.
No circuito abaixo, encontre os valores de Iy, Vx e Vo
Solução do Problema + Difícil 11-4 -
Transf. de Fontes
Inicialmente podemos realizar duas transformações: a primeira, realçada pelo retângulo vermelho, tranformando o circuito delta em um circuito estrela; a segunda, realçada pelo retângulo marrom, combinar as fontes em uma única, lembrando que o resistor de 18 ohms, por ora, pode ser eliminado, pois está em série com uma fonte de corrente.
Desta forma, utilizando a eq. 5-1 para a transformação Delta → Estrela e combinando as fontes temos o circuito abaixo.
Observe que o circuito em estrela, realçado no retângulo vermelho, equivale ao circuito delta do circuito inicial. A parte do circuito realçado no retângulo marron, equivale às fontes do circuito inicial, realçadas também em marrom. Para encontrarmos o valor da fonte dependente da direita, devemos fazer o ramo realçado pela seta verde no circuito acima e determinar a relação que existe entre Iy e Vx. Sendo assim:
-6 + 6 Iy - Vx = 0 ⇒ Vx =
6 Iy - 6
Então a fonte de 120 Vx, após a substituição do valor encontrado acima, se transforma em
720 Iy - 720. Quando transformamos para uma fonte de corrente em paralelo com o resistor,
o valor da fonte de corrente é igual a 120 Iy - 120 (pois dividimos pelo valor do resistor). Desse valor, subtraímos a fonte 3 Iy, pois esta aponta em sentido contrário. Encontramos o valor 117 Iy - 120. Feito esta etapa, devemos voltar a ter uma fonte de tensão em série com um resistor. Para isso, multiplicamos o valor da fonte de corrente pelo valor do resistor de 6 ohms encontrando o valor que aparece no circuito acima, valor este igual a 702 Iy - 720.
Agora, no circuito acima, repare que os dois resistores de 6 ohms encontram-se em série. Somando seus valores resulta um resistor de 12 ohms. Voltamos para uma fonte de corrente de valor 58,5 Iy - 60. E os dois resistores de 12 ohms ficaram em paralelo, resultando em um resistor equivalente de 6 ohms. Fazendo mais uma transformação de fonte, obtemos o circuito abaixo.
Baseado na equação acima, podemos calcular a corrente que circula pelo resistor de 3 ohms. Esta corrente fica em função de Iy, cujo valor é 2 Iy - 2, conforme indicado no circuito acima.
Portanto, a corrente que circula pelos resistores de 6 ohms é 3 Iy - 2. Então, podemos escrever a equação de malha que inclua a fonte dependente. Assim, temos:
-6 + 6 Iy + 12 (3 Iy - 2) + 351 Iy - 360 = 0
Rearranjando a equação, encontramos:
393 Iy = 390
E daí, facilmente encontramos o valor de Iy, ou:
Iy = 390 / 393 = 0,992 A
Como já conhecemos a relação entre Iy e Vx, então:
Vx = 6 Iy - 6 = -0,048 volts
E do circuito inicial, facilmente relacionamos Vo e Iy, ou seja: